Imprimir

Curso sob demanda

Guarda Compartilhada: Novos olhares e paradigmas familiares no século XXI


Público alvo

  • Profissionais das áreas de Direito, Ciências Humanas, Psicologia e Serviço Social;
  • Estudantes de graduação e pós-graduação em Direito, Ciências Humanas, Psicologia e Serviço Social;
  • Interessados em geral.

Descrição

  • Curso de curta duração com a finalidade de oferecer ao público ferramentas e conceitos que contextualizem e informem quanto ao debate sobre a Guarda Compartilhada em suas dimensões sociais, psicológicas e jurídicas.

Objetivos gerais

  • Proporcionar aos participantes, o entendimento sobre a evolução da guarda compartilhada no Brasil até a recente sanção da Lei 13.058/2014, as mais recentes informações, histórico e conceitos que contextualizam a implementação da Guarda Compartilhada dos filhos de casais divorciados.

Objetivos específicos

  • Discutir a partilha equitativa na guarda de crianças e os benefícios proporcionados por esta modalidade de guarda em oposição à guarda unilateral;
  • Em complemento a discussão dos aspectos jurídicos da temática, debater os efeitos sociais e psicológicos gerados pela alienação parental;
  • Abordar os desdobramentos da guarda compartilhada como regra geral e sua aderência junto ao poder judiciário brasileiro;
  • Desbancar mitos tais como o de que crianças sob custódia física conjunta apresentam desajustes emocionais e sociais ao serem comparadas com àquelas de famílias nucleares;
  • Apresentar a moderna visão internacional sobre a guarda compartilhada.


Responsável: Fernando Valentin (OBGC)

Nota biográfica: Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Ciências Humanas e Sociais (UFABC) e Coordenador Executivo do Observatório Brasileiro da Guarda Compartilhada (OBGC)

Conteúdo: Apresentação do conceito de guarda compartilhada, sua evolução e as recentes análises sobres seus aspectos sociais, psicológicos e jurídicos. Painel comparativo com estudos nacionais e internacionais. A guarda compartilhada e alienação parental. Mitos e verdades sobre a guarda compartilhada.

Apresentação da atual visão da Varas de Família sobre a aplicação da Lei 13.058/2014 (problemas, dificuldades, limitações e avanços). Explanação sobre os principais pontos polêmicos que ainda continuam a obstar a aplicação da guarda compartilhada no Brasil.


Realização:

Laboratório Social / Síntese Eventos

Observatório da Guarda Compartilhada



Para mais informações e condições entre em contato:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefones: (11) 37215720, 999255503 ou 99656004