Imprimir

Giro Cultural USP

Giro Cultural da USP - Roteiro "A USP e a São Paulo Modernista"!


Este é o primeiro roteiro externo do GIRO CULTURAL USP, intitulado "A USP e a São Paulo Modernista". O projeto é promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo - USP.

Com ponto de partida na estação Alto do Ipiranga do metrô, o passeio, realizado via ônibus, tem, de forma resumida, início no Museu Paulista, passando pelo centro da cidade (em destaque edificações modernistas, como o Copan), visita o prédio da USP/FAU/Maranhão e finda o trajeto no Museu de Arte Contemporânea da Universidade, no Ibirapuera. São previstas paradas no Museu Paulista, Fau/Maranhão e Mac Ibirapuera.

O eixo desse roteiro procura oferecer aos visitantes olhar e leitura distintos sobre a implantação do modernismo na cidade, em suas múltiplas dimensões (arquitetônica, urbanística, econômica, socio-cultural e política), evidenciando da passagem do século XIX (início no Museu Paulista) ao ápice da consolidação do projeto modernista na cidade de São Paulo, com o Parque do Ibirapuera, ofertando aos visitantes um diálogo aberto do qual a Universidade de São Paulo é protagonista e, ao mesmo tempo, produto.

Esse roteiro conta com equipe específica, composta por educadores qualificados no conteúdo do roteiro, e acompanhamento de Guia Embratur, além de veículo equipado para disponibilizar o uso de recursos multimídia que possam amparar e qualificar o passeio.

Sobre o Giro Cultural da USP

O projeto objetiva promover a divulgação da grande riqueza do patrimônio arquitetônico, artístico e cultural – material e imaterial – da USP, muitas vezes, desconhecida pela própria comunidade uspiana e pelo público em geral.

Desde o mês de junho de 2012, o Giro já opera em roteiros internos ao campus Butantã. Essas são visitas são monitoradas por alunos estagiários, com conteúdo preparado e orientado por docentes da Universidade. Para mais informações sobre os roteiros no campus Butantã, São Paulo, da USP, acesse http://www.prceu.usp.br/programas/girocultural/pc_giro.php.

Video

Fotos

Clique aqui e confira fotos das saídas do Giro Cultural "A USP e a São Paulo Modernista".

Sala de Imprensa

O Giro Cultural tem recebido ampla atenção da mídia. Clique aqui e confira as principais publicações.

Créditos

Realização:
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP

Coordenação Logístico-Operacional:
Síntese Eventos e Intercâmbio Científico-Cultural

Equipe de Mediadores:
Coordenação: Amanda Mei (A-Contemporânea Projetos Culturais)

Mediadores:
Gilberto da Silva Francisco

Bacharel e licenciado em História (FFLCH/USP; FE/USP), mestre e doutor em Arqueologia (MAE/USP; com períodos de estágios - 2004, 2006, 2008, 2010-2011 - na École Française d'Athènes e na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris), atua nos campos de História Antiga, Arqueologia Clássica e Tradição Clássica no Brasil.


Giorgia Lorenzetti Mesquita

Graduada e mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Desde 2005 trabalha como colaboradora e designer gráfica da Editora Parêntesis (Florianópolis/SC) voltada para a publicação de livros de artistas. Atualmente trabalha no Estúdio Campo e desenvolve pesquisa sobre o modernismo e os ornamentos, donde traz conceitos para seus trabalhos em desenho e pintura.


Josiane de Souza Cavalcanti

Bacharel em Artes Plásticas desde 2009 quando conclui sua graduação pela Faculdade Santa Marcelina. Desde então se dedica à pesquisa plástica e à área da educação não-formal onde têm atuado com trabalhos de prática educativa em diversas instituições culturais e museus da cidade de São Paulo.


Luciana Wilm

Graduada em Ciências Sociais, especialista em Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, mestre em Antropologia e doutoranda em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas, tem como foco de estudos as relações produzidas pelas pessoas em espaços urbanos.

Guias cadastradas no Ministério do Turismo:
Cristina Wiederin
Regiani Oliveira